terça-feira, 14 de maio de 2013

"Eu sou humilde"

Boa noite, povo bonito!


Vamos falar um pouco sobre a falsa modéstia? Seja sincero e não responda em voz alta:

Você já disse "Eu sou humilde"?





Eu já. Sabe o que descobri? Isso é falsa modéstia!

Deixemos claro que estamos falando de humildade no sentido de igualar-se aos outros ou até diminuir-se, e não de condição financeira ou status. Sim, porque existe muita gente pobre e soberba, assim como gente rica e humilde.

Não adote isso como regra para a sua vida, afinal de contas, este blog é de opinião e não de verdades absolutas, se é que me entende...

Características de uma pessoa humilde:

A primeira característica de uma pessoa humilde, é que ela não gosta de falar de si para outros. É uma situação constrangedora. O verdadeiro humilde provavelmente vai mudar de assunto, quando chegar no tópico "eu".

Humilde dificilmente começa uma frase com "Eu sou...". Isso chama muito a atenção e o leva direto o centro das atenções, posição desagradável para ele.

Ele não conhece todos os seus talentos e raramente aproveita 100% da sua capacidade, exatamente por não acreditar em si.

- - 

Essa é a minha teoria; que o oposto do egocêntrico, é o humilde.

Não digo que é certo ou errado ser ou deixar de ser humilde, mas a conveniência deve nos acompanhar. Sabe como é... Ninguém aguenta viver ao lado de alguém que seja sempre muito egocêntrico, assim como é difícil viver com alguém sempre muito humilde. Vamos tentar imaginar as situações - e perdoe-me os exageros:

Vivendo como o Egocêntrico


Ele ocupa mais espaço na cama do que precisa. De manhã, todos devem adequar-se à sua rotina. A hora do café, é quando ele quer; assim como o cardápio e a preferência do chuveiro. O mundo gira em torno dele, e quando as coisas começam a dar errado, é uma conspiração do universo! Quando liga o rádio, deve estar na sua estação e o volume está em seu controle. Tem preferência total no trânsito: "está todo mundo errado, menos eu!". Chegando no trabalho é bem educado, mas raramente é o primeiro a perguntar se está tudo bem com o próximo. Isso quando não responde antes mesmo de perguntarem:
- Bom dia!
- Bom dia! Tudo bem comigo, obrigado por perguntar! Você não imagina o que me aconteceu no caminho! (...)
O dia no trabalho é de muitas decisões; tomadas somente por ele. O trabalho dos outros nunca é bom o suficiente, antes de passar adiante tem que passar pela lupa do Egocêntrico, porque ele é quem sabe como deve estar.
Quando volta para casa, é o seu dia que todos devem conhecer, mas quando trata-se de ouvir sobre o dia dos outros... Dá um soninho!
O Egocêntrico gasta mais consigo que com os próximos; ele não abraça, mas é abraçado. Não ama, é amado. Não sorri junto, mas ri dos outros.
Seus momentos preferidos são em frente ao espelho, pois contempla o que de mais belo existe na Terra: ele mesmo.
As frases preferidas:
Eu sou humilde!
Deixa que eu faço!
Não preciso de ajuda!
O que EU tenho a ver com isso?


Vivendo como o Humilde



Ele dorme no chão, pra que a visita passe bem. De manhã, não reclama quando não tem o que cear; antes, bebe água e pronto. Se ninguém estiver usando o banheiro, pergunta antes de entrar no chuveiro se alguém vai usar. Se batem na porta durante seu banho, sai com shampoo no cabelo. Ao sair de casa, se as coisas derem errado é porque a vida é assim mesmo. Não tem estação de rádio preferida, ouve o que der na telha ou o que estiver passando; provavelmente nem presta atenção no que ouve. No trânsito dá passagem pra todo mundo, pobre de quem estiver atrás. Chegando no trabalho, seu cumprimento é um aceno com a cabeça ou simplesmente responde a quem primeiro lhe falar:
- Bom dia!
- Dia!
- Tudo bem?
- Bem e você?
- Também.
(...)
O dia no trabalho é de muitas decisões, tomadas em grupo e consultando aos colegas. Não quer arriscar-se decidindo sozinho, e precisa de algum incentivo para tornar-se proativo. Necessita direcionamento e acompanhamento, pois por si só, apenas executa e deixa de aproveitar-se dos muitos talentos que possui.
Quando volta para casa ouve o dia de todo mundo e não faz questão de falar sobre seu dia: "Nada de interessante aconteceu".
O Humilde gasta com os outros e esquece de comprar roupas para si próprio. Abraça todo mundo e esquece de se deixar ser abraçado. Ama muito e torna-se dependente facilmente.
Seus momentos preferidos são na companhia de outras pessoas, ouvindo histórias de sucesso. O Humilde é pessimista quando se trata da sua vida e otimista quando se trata dos outros.

As frases preferidas:
O que faremos?
Me ajuda?!
Vamos?
Óh! E agora? Quem poderá defender-me?



- -

Me arrisco a dizer que todos temos um pouco de Egocêntrico e Humilde; e decidimos em que momentos deixamos prevalecer quem. Você já assistiu Friends? Se não, pode passar para o próximo parágrafo. Se sim, o exemplo mais claro de Egocêntrico é a Monica; e a Rachel, de Humilde (ou "mosca morta", segundo a Phoebe).

Quero pedir que não me diga: "Eu sou humilde", porque pra mim isso é piada. Piada que já contei algumas vezes, haha.

O que importa, no final das contas, é como você se adapta às pessoas. E mais uma vez, viva a diversidade!


Não viva pensando que os outros devem conviver com você do jeito que é, porque isso passa a ser  sobrevivência."Nasci assim e vou morrer assim" é clichê de quem tem preguiça de ser resiliente. Transforme-se e mantenha o equilíbrio entre o Egocêntrico e Humilde que existem dentro de você! Torne agradável a experiência de ser seu companheiro de viagem nesta jornada que é a vida!