sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ERROS - Reconhecer é diferente de justificar

E aí, internautas? Tudo certo?
O tema da vez é sobre a forma como as pessoas agem quando erram.



Uma das coisas que me deixa levemente irritada, são as pessoas que se justificam em TUDO. Entendam que eu já me justifiquei algumas vezes, mas não é uma prática constante.

Definições pelo dicionário online de português:

  Significado de Reconhecer

v.t. Conceber a imagem de uma coisa, de uma pessoa que se revê: reconhecer um amigo de infância. Distinguir através de certos caracteres: reconhecer alguém pela voz. Admitir como verdadeiro, real: reconheceu-se sua inocência. Declarar, confessar: reconhecer seus erros. (...)
Significado de Justificar
v.t. Demonstrar, provar inocência: justificar o procedimento. Fazer ver que uma coisa não é falsa ou infundada: os acontecimentos justificaram nossas previsões.
V.pr. Provar inocência; apresentar motivos, razões, desculpas: o aluno justificou-se perante o diretor.

- -

Muito me incomoda a incapacidade de algumas pessoas dizerem: "Perdão, eu errei" e acabarem por aí. Geralmente acrescentamos um "mas" para entrar com todos os motivos que nos levaram ao erro.

Utilizando uma situação do trabalho para exemplificar, certa vez minha supervisora me chamou para conversar sobre meus atrasos e respondi: "Eu preciso tomar vergonha na cara e sair de casa mais cedo". Simples assim, a culpa, neste caso, não era do transporte, ou do meu relógio que não despertou, ou do meteoro que caiu na rua bem na hora que saí de casa. Aí eu reconheci meu erro.

Em outra situação, quando fui cobrada pelo horário de entrada falei mais ou menos da seguinte forma: "Sei que me atrasei, mas perdi a hora porque ontem trabalhei até tarde fazendo aquilo que você me pediu. Aliás, você conseguiu ver o e-mail que mandei com as conclusões? Desculpe se estiver confuso, eu já estava cansada demais para pensar com clareza". Isso sim é o que eu chamo de se justificar; não satisfeita em dar desculpas, virei o jogo a meu favor!

Veja bem, sei que algumas situações exigem justificativas, contudo penso que as pessoas que vivem dando desculpas, sem reconhecer os erros, perdem a credibilidade um pouco.

Cada vez que eu preciso pedir perdão, perco um ponto da sua fé em mim. Cada vez que me justifico, perco dois.



Seja objetivo e certeiro em seus atos e palavras. Errou? Peça perdão. Sem "mas..." ou "é que..."; aprenda o valioso poder das frases "Me Perdoe" e "Eu Errei".