sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fruto do Espírito

Nas últimas semanas, tenho sido ministrada pela minha mãe e pastora sobre os temperamentos (Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático) - de acordo com o livro "Por que agimos como agimos?", Tim LaHaye.


Na aula de hoje falou-se sobre as características do Espírito, que devemos buscar para sermos semelhantes a Jesus.




Conforme Gálatas 5:22-24:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências."

Fato é que algumas pessoas possuem mais características do fruto do que outras e em geral, há alguns que não fazem questão de crucificar sua própria carne.

Calma! Você não precisa pregar-se numa cruz; apenas abrir mão de reações que fujam ao fruto do Espírito. Crucificar a carne consiste em entregar-se a Deus, não agir impulsivamente, evitar conflitos, verdadeiramente deixar que Jesus domine suas emoções.

A metáfora sabiamente utilizada pela pastora para demonstrar a necessidade de desenvolvermos TODAS as características do fruto do Espírito, foi a seguinte: Se você pega uma mexerica e ao descascar percebe que metade dos gomos está estragado e com vermes, o que faz com toda a mexerica? - Não sei vocês, mas eu jogaria fora.

Não sejamos como frutos "parcialmente" podres: descartáveis, dispensáveis. Jesus nos dá a possibilidade de transformar-nos em novos homens e mulheres segundo o Seu propósito; de modo que outros percebam em nossas atitudes e comportamentos que somos diferentes.

Vale mencionar que durante o estudo, levantou-se uma pergunta: "Qual é a diferença entre bondade e benignidade?". No mesmo instante coloquei-me a utilizar a ferramenta mais ágil de pesquisa Googledária e encontrei o seguinte texto:

"Ser benigno implica em agir a favor de outro, independente de quem ele seja ou o que faça. É algo que vem de dentro, é um sentimento divino, puro, honesto...O “sujeito” pode ser bom até que lhe magoem, o benigno mesmo sendo magoado continua fazendo o bem. Uma vez li de um autor desconhecido acerca da bondade e da benignidade ele se expressou desta forma:

“Se eu tiver fome e você me der pão para eu comer isto é bondade, mas se você passar geléia nele isto é benignidade”.A bondade faz o que é certo muitas vezes, mas a benignidade faz de coisas simples, especiais."


A benignidade vai além de interesses próprios, ou do que é certo, ultrapassa; pois enxerga com os olhos do coração. Jesus nos ensinou o que é benignidade em Mt.5:44:
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.

(monicafontes.blogspot.com)

O 'enfim' desta postagem é levar-nos à reflexão se permitimos ao Espírito a mudança de vida ou nos fechamos em nossos conceitos, guardando gomos podres, permitindo que estraguem todo o fruto.

Efésios 4:20-24
"Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."