segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Campo minado, Copas e Paciência; PRA QUÊ?

Fala pessoal! Feliz 2013 atrasado, hein?! Pois é... Olha eu aqui depois de tanto tempo sem postar nada; uma falta de vergonha na cara! E falta de tempo também, né...

Hoje quero falar um pouco sobre passatempos e exercícios lógicos! - "Ai credo, Kamila.. Que coisa chata!" - Estou avisando com antecedência: É sobre jogos de raciocínio!




Vamos começar pelos básicos, os que você provavelmente tem em seu computador:

1. CAMPO MINADO



É um jogo viciante, pelo menos para mim. Muitos colegas que me viram jogando fizeram a mesma pergunta: "Dá pra ganhar isso?"; dá sim! Olha que lindo:



Este é um jogo totalmente de raciocínio; tem um pouco de sorte às vezes; no geral é mais uma questão lógica:

- O primeiro clique é na sorte; costumo começar pelas pontas:



- Quando aparece um número, qualquer que seja, ele indica quantas minas (afinal é mesmo um campo minado) existem nas casas em sua volta; no jogo acima só existe uma casa à volta da casa B2 (Segunda coluna, segunda linha):



- Perceba que bem ao lado da mina, há um número indicando que há uma bomba à sua volta; uma vez que já a marcamos, podemos eliminar as outras casas à sua volta;

- Na primeira linha, temos o número 1 e na segunda, o número 3; sabendo que serão 3 bombas ao redor deste algarismo, fica fácil saber que a segunda bomba está ao lado da primeira:


- Sempre que você clica em uma casa onde não há bombas; todas as casas sem bombas ligadas àquela serão reveladas, conforme acima. Daí em diante trabalhamos com dedução;


Não vou mostrar passo a passo como consegui ganhar esta rodada, até porque nem perguntei se alguém realmente queria aprender (kkk..), então vamos prosseguir. Antes, perceba a quantidade de tentativas: foram 56 partidas no nível básico e 520 no intermediário, fora as 2.484 no avançado:



2. COPAS


Este foi um jogo que pastei MUITO para entender; o que você precisa saber:
- O vencedor é quem tem a menor pontuação após as rodadas;
- A partida sempre começa com o 2 de paus;
- Você só pode jogar cartas de nipe igual à primeira carta da rodada; a menos que não possua, então pode jogar outro nipe;
- A carta maior sempre leva os pontos da mesa;
- As cartas que dão pontos são todas do nipe de copas - "coração" para os mais românticos (ahá! Agora entendemos o nome do jogo, não é?!) - 1 ponto cada, e a Dama/Rainha de espada (Q - 11 pontos);
- Se você conseguir ficar com toda a sequência pontuada (todas do nipe de copas e a Q de espada), zera a rodada;


- No exemplo acima, independente da carta que eu jogar, quem levará os pontos (nenhum neste caso) da rodada é Leste.

Este é um jogo que não me prende tanto quanto o próximo...

3. PACIÊNCIA


Vamos combinar que nunca mais diremos "Haja paciência!" quando virmos alguém jogando? ÊÊÊ; é através de pequenas atitudes que mudamos o mundo!

Este eu imagino que todos já sabem como funciona, portanto não gastarei mais seu tempo falando sobre ele; mas é um bom passatempo quando não temos acesso à internet.


Um dos meus passatempos preferidos, que infelizmente já não são mais publicados, e saindo dos games de pc:

4. LOGIC PIX, da Coquetel

Não tentarei explicá-lo, pois sei que não é do gosto da grande maioria... Mas sempre achei um dos melhores exercícios mentais da Coquetel.

Me dá até tristeza pensar que não vendiam o suficiente para continuarem as publicações; em compensação, o próximo é bem comum por aí:

5. SUDOKU


O objetivo é preencher o quadro com os números de 1 a 9, sendo que eles não podem se repetir na mesma linha, coluna ou "quadradinho" (uahauhauhauha).

6. LÓGICA


Me lembro que da primeira vez que fiz um exercício desses... Estava na escola e de cara odiei; depois de anos me atrevi a tentar novamente e viciei! Uma vez que você entenda o conceito, fica na ansiedade de resolver todos os problemas do mundo desta forma! haha...

E já que você deve estar mais do que cansado; vamos falar sobre a primeira foto desta postagem:


7. CUBO MÁGICO

Confesso que não aprendi até hoje como se resolve, mas sei que são algoritmos. Quero apenas publicar minha admiração pelas pessoas que conseguem aprender a técnica e aplicá-la em tempos mínimos como o cara dos 5 segundos (Surreal, manolo!):





Chegamos ao fim desta postagem e quero compartilhar uma informação inútil com vocês: a postagem mais acessada do BLOGKSHIROTA, provavelmente porque mencionei o Luan Santana... huahuahauha

Muito obrigada a você, que pacientemente leu uma das postagens mais cansativas deste blog. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário