quinta-feira, 12 de abril de 2012

É preciso saber relevar

Sabe quando você presencia algo que te dá vontade de matar um?


Fala galera! Hoje o tema é direcionado para todo mundo que tem problemas de irritabilidade aguda, ou seja... Todas as mulheres (principalmente com TPM) e alguns homens (sem TPM - é claro).

Pensei no assunto quando assisti o filme "Quero matar meu chefe" ("Horrible Bosses", 2011), do diretor Seth Gordon pela distribuidora Warner Bros. O filme começa com a narração de um funcionário que 'quer matar o chefe'; ele diz mais ou menos o seguinte: "Um rápido histórico: minha avó veio para este país com vinte dólares no bolso. Deu duro a vida toda e nunca levou desaforo para casa. Quando ela morreu tinha transformado os vinte dólares em DOIS MIL dólares. É pouco... Sabe por que ela nunca se deu bem? Porque nunca levou desaforo para casa. A chave do sucesso é engolir sapos."

Genial. Pelo menos é o que penso. Mais uma vez, não vamos generalizar!

Não quero focar no lado profissional; vamos levar essa lição mais para o lado social: nossos relacionamentos. Entenda-se por relacionamento toda e qualquer relação entre duas ou mais pessoas; seja familiar, amorosa ou de amizade.

Tentei listar algumas coisas que acredito serem necessárias relevar:

- Comentários inconvenientes;
- Críticas sem finalidade construtiva;
- Manias que fogem ao nosso entendimento;
- Fofocas;
- Atitudes.

Tem gente que definitivamente não consegue relevar; o que é péssimo em algumas situações - "Ui ui ui, Kamila cagona" - Veja bem, sou do tipo pacífica. Vamos aos exemplos práticos:



A Mônica é a personificação de alguém que não sabe relevar; portanto se você conhece alguém que constantemente explode de raiva e irritabilidade, tome cuidado. Ela não engole sapos. Ou moscas. - As Mônicas vivem soltas por aí, quebrando o pau sempre que lhes acontece algo que foge à sua zona de conforto. Tudo acaba virando pessoal; se alguém ri na rua: "Tá rindo do quê, meu chapa?"; "Sí, yo soy el centro del universo"; se acha corajoso quando na verdade é covarde por não se olhar no espelho de vez em quando. As Mônicas não gostam de assumir seus erros, antes querem acusar o próximo quando falham.



O Horácio, por sua vez, representa tudo o que há de 'ZEN' no universo... Hahaha... Horácios são aqueles poucos que se sentem ofendidos às vezes, mas sabem que não é através de força física que todos os problemas se resolvem; ou mesmo através de assédio moral. O problema é que talvez relevem até demais, ao ponto de se acomodar. Frequentemente é tachado de covarde, quando na verdade é corajoso o suficiente para deixar que a justiça seja feita por si só.


Ah... Todo mundo tem um pouco de Mônica e Horácio dentro de si; o melhor é ter o equilíbrio. Equilíbrio suficiente para saber desconsiderar algumas coisas que vemos ou ouvimos, e evitar que outros "façam-nos de gato e sapato".

Vamos ao enfim da postagem porque imagino que você, leitor querido, esteja cansado:

Conhecemos nossas fraquezas e podemos trabalhar para melhorá-las - se quisermos. Leve sua Mônica para um Spa ou arrume um hobby, a fim de espairecer; atice o Horácio que há em você para não se tornar um eterno espectador da vida sem expressão. Viva o equilíbrio emocional! \o/

Um comentário:

  1. Eu sou o equilíbrio emocional em pessoa! Hahahahahahaha

    ResponderExcluir