quinta-feira, 12 de abril de 2012

É preciso saber relevar

Sabe quando você presencia algo que te dá vontade de matar um?


Fala galera! Hoje o tema é direcionado para todo mundo que tem problemas de irritabilidade aguda, ou seja... Todas as mulheres (principalmente com TPM) e alguns homens (sem TPM - é claro).

Pensei no assunto quando assisti o filme "Quero matar meu chefe" ("Horrible Bosses", 2011), do diretor Seth Gordon pela distribuidora Warner Bros. O filme começa com a narração de um funcionário que 'quer matar o chefe'; ele diz mais ou menos o seguinte: "Um rápido histórico: minha avó veio para este país com vinte dólares no bolso. Deu duro a vida toda e nunca levou desaforo para casa. Quando ela morreu tinha transformado os vinte dólares em DOIS MIL dólares. É pouco... Sabe por que ela nunca se deu bem? Porque nunca levou desaforo para casa. A chave do sucesso é engolir sapos."

Genial. Pelo menos é o que penso. Mais uma vez, não vamos generalizar!

Não quero focar no lado profissional; vamos levar essa lição mais para o lado social: nossos relacionamentos. Entenda-se por relacionamento toda e qualquer relação entre duas ou mais pessoas; seja familiar, amorosa ou de amizade.

Tentei listar algumas coisas que acredito serem necessárias relevar:

- Comentários inconvenientes;
- Críticas sem finalidade construtiva;
- Manias que fogem ao nosso entendimento;
- Fofocas;
- Atitudes.

Tem gente que definitivamente não consegue relevar; o que é péssimo em algumas situações - "Ui ui ui, Kamila cagona" - Veja bem, sou do tipo pacífica. Vamos aos exemplos práticos:



A Mônica é a personificação de alguém que não sabe relevar; portanto se você conhece alguém que constantemente explode de raiva e irritabilidade, tome cuidado. Ela não engole sapos. Ou moscas. - As Mônicas vivem soltas por aí, quebrando o pau sempre que lhes acontece algo que foge à sua zona de conforto. Tudo acaba virando pessoal; se alguém ri na rua: "Tá rindo do quê, meu chapa?"; "Sí, yo soy el centro del universo"; se acha corajoso quando na verdade é covarde por não se olhar no espelho de vez em quando. As Mônicas não gostam de assumir seus erros, antes querem acusar o próximo quando falham.



O Horácio, por sua vez, representa tudo o que há de 'ZEN' no universo... Hahaha... Horácios são aqueles poucos que se sentem ofendidos às vezes, mas sabem que não é através de força física que todos os problemas se resolvem; ou mesmo através de assédio moral. O problema é que talvez relevem até demais, ao ponto de se acomodar. Frequentemente é tachado de covarde, quando na verdade é corajoso o suficiente para deixar que a justiça seja feita por si só.


Ah... Todo mundo tem um pouco de Mônica e Horácio dentro de si; o melhor é ter o equilíbrio. Equilíbrio suficiente para saber desconsiderar algumas coisas que vemos ou ouvimos, e evitar que outros "façam-nos de gato e sapato".

Vamos ao enfim da postagem porque imagino que você, leitor querido, esteja cansado:

Conhecemos nossas fraquezas e podemos trabalhar para melhorá-las - se quisermos. Leve sua Mônica para um Spa ou arrume um hobby, a fim de espairecer; atice o Horácio que há em você para não se tornar um eterno espectador da vida sem expressão. Viva o equilíbrio emocional! \o/

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Eles são o meu suporte: PAI E MÃE


Família é um assunto delicado por várias razões: alguns não conhecem, outros não apoiam, há quem ignore sua importância e aqueles que só dão valor depois de perder. Esta postagem é totalmente dedicada a papai Kembo e mamãe Dirce.

Eu sei que não é data comemorativa, e nem estamos tão próximos do dia dos pais ou das mães, mas viajei e senti saudade deles. Eles sempre estiveram ao meu lado para tudo, me apoiando nos sonhos mais bizarros, sendo pacientes com todas as minhas falhas (que não são poucas), dando força nos momentos difíceis, ensinando a amar e principalmente a ter fé, conhecendo a Deus.

Tem gente que não gosta dos pais sempre; principalmente quando são contrariados. Filhos, entendam uma coisa: PAPAI E MAMÃE SÃO HUMANOS e sujeitos a errar, como qualquer um. Eu conheço muita gente que respeita mais aos amigos do que aos pais; dói ver isso. Não que seja errado ser um bom amigo, muito pelo contrário, mas se é para ser um SUPER AMIGÃO, comece dentro da sua casa!

Eles são o meu suporte MESMO. De acordo com o dicionário online de português:

Significado de Suporte

s.m. Objeto colocado debaixo de outro para sustentá-lo ou firmá-lo; sustentáculo, apoio: os suportes da cúpula.
Pois é... Papai e mamãe são meu apoio e não tenho a menor vergonha de falar. Eu os consulto quando preciso tomar alguma decisão e os ouço (qualquer dia pretendo falar sobre gente que pede a sua opinião e não ouve).


Quero pedir um favor a você: AME aqueles que com tanto cuidado te ajudaram a chegar onde chegou. Sejam pais, avós, tios e o próprio Deus; ame-os não só com sentimento, mas com atitudes!