terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Generalizando compradores!



Pensei em abordar o tema, tendo em vista a experiência com os diferentes tipos de clientes que atendemos no nosso dia a dia. Quem trabalha na área comercial, provavelmente sabe que existe SIM uma segmentação em relação aos consumidores e sua propensão para comprar. Na verdade, a ideia da postagem surgiu de uma conversa entre Letícia e eu, com o CQuintela de ouvinte; foi onde tentei me perceber como consumidora: como sou para comprar?


Na simplicidade dos meus conhecimentos, tentei separar alguns grupos de compradores... Tente ler todos, pode ser que você se enxergue em mais de um, ou em nenhum (neste caso, comente por favor). Lá vai:




COMPRADORES COMPULSIVOS


A maioria das mulheres é assim. Você sabe que é um comprador compulsivo quando, para acalmar-se, usa lojas como remédio. Nunca trabalhei com vendas pessoalmente, mas imagino como os lojistas percebem esses compradores que tanto movimentam a economia brasileira (WOW, que chique). Imagino que gostem de vitrines e não ligam tanto para qualidade ou argumento de venda: "SE EU GOSTAR, VOU LEVAR" e pronto. Na maioria das vezes, também não se importam com o preço; afinal... E daí que amanhã pode estar mais barato? Eu quero hoje e agora!




COMPRADORES CONSERVADORES
Aqui entram aqueles compradores que pesquisam tudo antes de comprar; analisam todas as marcas, buscam experiências de outros consumidores e querem sempre uma história de sucesso para comprar. Só compram quando têm certeza que precisam e estão levando o melhor pelo menor preço possível. Talvez o lema seja: "SE EU PRECISAR E TIVER DINHEIRO PARA PAGAR A VISTA, LEVO". Esse é o tipo de cliente que provavelmente tem conta poupança e vai guardando dinheiro, até finalmente juntar o valor suficiente para comprar o tão sonhado bem. O cliente que, para um vendedor, não compensa oferecer outros produtos; o conservador sabe o que quer e não levará nada além disso.


COMPRADORES SONHADORES


Hahaha... Essa modalidade eu super inventei porque já vi! É aquele tipo de pessoa que compra sem ter a necessidade e SONHA que um dia terá. Aí você argumenta: Kamila, essa foto não tem nada a ver! - Concordo. Mas é mais difícil do que parece procurar fotos que representem alguns tópicos. USEM A IMAGINAÇÃO! Suponha apenas que a pessoinha comprou um globo terrestre e sonha que um dia poderá usá-lo para qualquer coisa, que não seja uma aula de ciências. O pensamento desse grupo para comprar baseia-se numa compulsividade isolada; ela quer aquilo e paga o preço que for para tê-lo: "VAI QUE UM DIA EU PRECISE E NÃO ENCONTRE!". Para este cliente talvez valha a pena gastar um pouco de saliva e ofertar outros produtos. Eu não devia revelar, mas acho que me encaixo nessa modalidade.. Próóóóóóóxiiimooooooooo...


COMPRADORES BARATEIROS


Ah, essa é uma modalidade divertidíssima de comentar. Há vários nomes que podem ser dados a esses clientes: barganhadores, precistas (essa palavra nem existe, mas quis dizer: que compram pelo preço), caçadores de descontos, etc. Não compram pela necessidade: "NÃO PRECISO? COM ESSE PREÇO, TODO MUNDO PRECISA!". Hahaha... Eu já ouvi isso muitas vezes e acho ótimo; eles adoram aquelas lojas (agora quase extintas) de R$ 1,99. Falou em preço baixo? É lá que eles estão. Quase todo brasileiro tem um pouco de barateiro; que não liga para a marca mas sim para quantos dígitos tem o valor a ser desembolsado. Não me encaixo muito aqui.


COMPRADORES DE MARCA
Tem gente que não paga necessariamente pelo produto, mas pela marca. Pegue uma calça jeans simples e mude a etiqueta, bem como a loja em exposição, aí você percebe a diferença de preço entre elas; alguns compradores de marca não se importam que seja apenas uma aquisição XING-LING: "Desde que tenha a marca TAL, está óótimo!". Só para esclarecer, aquisição XING-LING (como diz meu pai) quer dizer que tem origem duvidosa. Tem aqueles que só compram os originais da marca XYZ (não existe essa marca, pelo que procurei na ferramenta googlária).


COMPRADORES AMIGOS


Super simples explicar: compram pela amizade! Esse é o sonho dos vendedores carismáticos: "ELE ME ATENDEU TÃO BEM QUE NÃO POSSO SAIR DE MÃOS VAZIAS!". Nem sempre é pelo bom atendimento que eles compram; pode ser só porque aquele(a) vendedor(a) é bonito(a) (do tipo Jensen Ackles). Já ouvi comentários de clientes do tipo: "Só estou comprando porque você foi muito atenciosa comigo" e até "Se isso te ajudar, eu compro". É o meu tipo de cliente mais querido, pois mesmo que não leve nada, tenho certeza que me tratará (supondo que eu seja uma vendedora carismática) como ser humano que sou.



Não sou expert no assunto, mas isso me ajuda bastante até a combater minhas "fraquezas" de compradora. O mais importante na hora de comprar é não gastar mais do que tem condições de pagar (uma moleza para os conservadores); a menos que seja caso de vida e morte - para isso existem os empréstimos pessoais e cartões de crédito. Mais para a frente - se eu lembrar - quero comentar sobre esses carinhas que têm juros e etc que podem te tirar do sufoco ou te colocar nele.

Para finalizar, o tipo certo de comprar não existe - se você é feliz como compra e controla suas despesas, está OK - assim como não existe uma única forma de vender, cada cliente é uma nova pessoa com diferentes necessidades. A sua forma de comprar e vender pode variar de acordo com sua idade, cultura e educação; amém.

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