sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um texto sem a letra "A"

Recebi por e-mail, curti demais!

"Muitas vezes, pra brincar com meus alunos, pedia que escrevessem 5 nomes de frutas, sem a letra "a". Alguns, me contaram lembrar disso, anos depois...
Quando li o texto, imediatamente me lembrei dos meus "pequenos" que se divertiam com tão pouco, 5 frutas, vejam o que é possível.


Um texto sem a letra "A". Isto é possível?

É possível, sim...
Sem nenhum tropeço posso escrever o que quiser sem ele, pois rico é o português e fértil em recursos diversos, tudo isso permitindo mesmo o que de início, e somente de início, se pode ter como impossível.
Pode dizer-se tudo, com sentido completo, como se isso fosse mero ovo de Colombo, desde que se tente. Sem se inibir, pode muito bem o leitor empreender este belo exercício dentro do nosso fecundo e peregrino dizer português, puríssimo instrumento dos nossos melhores escritores e mestres do verso, instrumento que nos legou monumentos dignos de eterno e honroso reconhecimento.
Trechos difíceis resolvem-se com sinônimos.
Observe-se bem: é certo que, em se querendo, esgrime-se sem limites com este divertimento instrutivo.
Brinque-se mesmo com tudo.
É um belíssimo desporto do intelecto, pois escrevemos o que quisermos sem o "E" ou sem o "I" ou sem o "O" e, conforme meu exclusivo desejo, escolherei outro, discorrendo livremente, por exemplo sem o "P", "R" ou "F", o que quiser escolher. Podemos, em corrente estilo, repetir um som sempre ou mesmo escrever sem verbos.
Com o concurso de termos escolhidos, isso pode ir longe, escrevendo-se todo um discurso, um conto ou um livro inteiro sobre o que o leitor melhor preferir.
Porém, mesmo sem o uso pernóstico dos termos difíceis, muito e muito se prossegue do mesmo modo, discorrendo sobre o objeto escolhido, sem impedimentos.
Deploro sempre ver moços deste século inconscientemente esquecerem e oprimirem hoje o nosso português, culto e belo, querendo substituí-lo pelo inglês. Porquê?
Cultivemos o nosso polifónico e fecundo verbo, doce e melodioso, porém incisivo e forte, messe de luminosos estilos, voz de muitos povos, escrínio de belos versos e de imenso porte, ninho de cisnes e de condores.
Honremos o que é nosso, oh moços estudiosos, escritores e professores!
Honremos o digníssimo modo de dizer que nos legou um povo humilde, porém viril e cheio de sentimentos estéticos, púgil, de heróis e de nobres descobridores de mundos novos!


Autor: Desconhecido."


Fica o desafio. Você consegue escrever um parágrafo sem a letra "A"? Comente!

2 comentários:

  1. Díficil esse momento onde fico sem modos de escrever sobre um método digno de sermos estudiosos e, mesmo que por um breve momento, escritores por muitos esqucecidos porem com sentimentos que escorrem por entre os dedos neste instrumento que nos une em muitos mundos, por menores que somos. Um texto escrito sem o primeiro som de nosso conjunto de escritos comumente discorrido em muitos termos. Díficil, porém possível, como provei neste microtexto sem nexo!

    ResponderExcluir
  2. olá, realmente este exercício de escrita é bastante curioso, tanto é que eu senti-me estimulado a fazer algo parecido: http://www.jefferson.blog.br/2010/05/texto-sem.html

    1 abraço

    ResponderExcluir