sábado, 28 de janeiro de 2012

Falhas na comunicação...

Por favor leia a história; ela é importante!

Vamos lá que esse é um tema que há muito tempo penso em comentar.


Entendo que uma mensagem tem no mínimo três versões: de quem fala, de quem ouve e a realidade. Sim, porque as diversas "visões" que as pessoas têm do mundo as ajuda a compreender as situações de formas diferentes.


Tentei classificar alguns tipos de "falhas na comunicação", conforme abaixo:


1. "Mamãe, eu tenho um problema com bebidas"
Quando eu li a história que introduziu esta postagem, achei-a brilhante por abordar um problema que quase todo mundo tem: FALAR SEM CONHECER TODOS OS FATOS. Você conhece alguém que vive cheio de teorias de conspiração? Alguém que ouve meia frase e acha que sabe toda a história? Alguém que pega o bonde andando e quer sentar na janelinha pra dar tchauzinho? - Temos que aprender que o mundo não gira ao nosso redor (SURPRESA!) e ninguém, veja bem: nenhum ser HUMANO é dono de toda a verdade. Então tente estudar muito bem o território antes de pisá-lo. Aí você me diz: "Kamila, isso não é uma falha na comunicação; é precipitação para falar apenas". Permita-me complementar com um exemplo (sim, eu gosto de dar exemplos porque facilitam a compreensão e até a organização das idéias - qualquer dia eu exemplifico isso... haha): 
A mensagem real: Urine dentro do vaso apenas.
A mensagem dita pela remetente: "Favor urinar sentado"
A mensagem compreendida pelo destinatário: Urine em qualquer lugar, desde que seja sentado.


As informações que ambos precisariam entender para evitar essa falha na comunicação:
- Mulheres não gostam de vasos sanitários com assento molhado;
- Existem vários possíveis lugares para se sentar no banheiro (como o chão, por exemplo);
- Ele é o tipo de homem que leva tudo ao pé da letra;
- Ela é o tipo de mulher que não sabe FALAR.


2. Ritmo de compreensão
É verdade, cada um tem um ritmo pra entender o que se passa. Isso pode depender da sua cultura, educação, temperamento e outras coisas. Pode ser que você seja uma pessoa acelerada, que pensa e processa cinco milhões de informações ao mesmo tempo; eu não. Eu penso e processo uma coisa de cada vez, talvez três. As pessoas, no geral, tem o costume de FALAR NA SUA VELOCIDADE, esquecendo-se que o próximo tem, na maioria das vezes, um ritmo diferente:
A mensagem real: Posicione o mouse no mouse pad, o mouse é a "seta" e o mouse pad é a tela. Assim você consegue movimentar o mouse de modo que a seta vai onde você precisar; quando precisar "apertar o botão" da tela, clique.
A mensagem dita pelo remetente: Põe o mouse no canto superior e clica!
A mensagem compreendida pelo destinatário: Põe o mouse no canto superior e clica!


O remetente tem uma velocidade rápida, até por conhecer a ação orientada. O destinatário, por sua vez, demora mais pra compreender, tendo em vista que não está habituado à atividade em si.


3. Pensar no que diz e não no que compreendem
Temos que analisar se a forma como nos expressamos é clara o suficiente para nosso destinatário compreender. Assim é necessário estudar nosso público e a linguagem que o mesmo utiliza:
A mensagem real: "Pai, já tenho idade suficiente pra aprender a administrar o dinheiro que você pode aplicar no meu bolso por ajudar em casa"
A mensagem dita pelo remetente: "Pai, não tá na hora d'eu começar a ganhar mesada?"
A mensagem compreendida pelo destinatário: "Pai, blablabla mesada?"


Claro que o exemplo é exagerado, mas... O filho tinha a mensagem de querer receber dinheiro mensal; o pai não sabe o que é "mesada" e aparentemente não sabe perguntar; o filho não considerou a possibilidade de o pai levar o que disse ao pé da letra.




São muitas as causas de falha na comunicação, fica difícil listá-las. A ideia é fazer com que todos paremos um pouco pra pensar na forma como nos comunicamos com nossos amigos, parentes e colegas.


Para evitar falhas na comunicação: Filtre o que realmente é necessário e construtivo, estude o assunto, analise o público, seja claro e exemplifique!




Nem preciso comentar que a parte de exemplificar é a minha favorita, né... Quero aproveitar este post para agradecer a você, leitor; por aguentar firme essa jornada e aproveito para pedir que continue acompanhando o blog da KaMiLa! Acredite: cada visualização é importante para mim.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bonito ou feio?



Eu nem sempre defendi a ideia que "o bonito é questão de opinião"; aprendi isso depois de algum tempo tentando entender porque é que nem todo mundo concordava comigo na questão de beleza. Vamos ver na prática como isso funciona: 


Na minha opinião um dos homens mais bonitos do mundo é o Jensen Ackles (daqueles que a gente pensa: "Trabalho Maravilhoso, Deus!").


Na opinião das leitoras do site Terra, o homem mais bonito do mundo é o Luan Santana (daqueles que eu penso: "Comassim????").




Ou seja...


Sabe aquela coisa de "Ter louco pra tudo nessa vida"? É verdade. Mas essa é a loucura que eu chamo de normal. Normal é você olhar para algo de forma diferente que o seu vizinho, afinal têm pontos de vista diferentes. Eu gosto de sorrisos, conheço gente que é vidrada em cabelos, ou pés (o.O)... No fim das contas, o que realmente importa é não julgar qualquer um pela aparência que tem.


Felizmente estamos cercados de pessoas com pensamentos diferentes; opiniões divergentes que em algum momento se completam. Imagine o que seria do mundo se TODOS tivessem o mesmo conceito de feio e bonito? - Até então, mostrei a diferença de opiniões na beleza EXTERIOR, essa que só serve como ponto de referência ("Logo ao lado do bonitinho ali", "Está vendo onde aquele dragãozinho está sentado?").


(Háá... Pensaram que era outro tipo de dragãozinho?)


Mais importante do que o externo, é o interno: FATO. Um exemplo? Já aconteceu de você pegar uma mexerica m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a por fora mas podre por dentro?

Se você é do tipo que pega tudo o que é "bonito", considere-se oficialmente uma Branca de Neve. Não devíamos estar preocupados com as aparências mais do que com o caráter das pessoas com quem andamos; se são da classe A, B, C ou Z; se têm muito dinheiro ou o mesmo tipo sanguíneo.


E mais uma vez a gente entra na questão do "Bonito ou feio"; porque mesmo quando trata-se de qualidades humanas, temos opiniões diferentes. Isso porque temos temperamentos diferentes. Alguns lidam muito bem com mentiras; eu não. Alguns não sabem liberar perdão; eu tento.


Para ser sincera, até isso é questão de trabalharmos para melhorar. Todo ser humano é capaz de mudar, ô se é! Então tente não dizer mais: "É mais forte do que eu" no sentido de justificar seus atos; porque se você não consegue nem vencer a si mesmo... Sinto muito, mas a vida é uma luta muito maior! Pense nisso.


Voltando, essa história de bonito e feio nada mais é do que uma questão de gosto pessoal, particular e intransferível; portanto tente não cair na risada quando alguém disser que o homem mais bonito do mundo é o Luan Santana.




(Foi pura coincidência essa postagem começar com uma foto da Fiona e do Shrek, sendo que o post anterior começou com a foto do Homem-Biscoito)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A respeito da tal de Felicidade

Aquela foi a época mais feliz da minha vida" - Quem nunca se pegou dizendo ou pensando isso? Normal.






Neste final de semana aprendi mais uma coisa com minha mãe, quando ela disse: Parei de falar que aquela foi a época mais feliz da minha vida, porque hoje sou muito mais feliz do que antes e amanhã serei muito mais do que hoje...
Aí comecei a pensar em tantos momentos nostálgicos que eu dramaticamente chamava de "os melhores da minha vida". Engraçado que, nessas épocas eu achava que era feliz em tempos anteriores. Não entendeu? Tudo bem, nem eu. Vou explicar..


Quando eu tinha sete anos e entrei na primeira série, sentia saudade do Pré. Quando eu tinha onze anos e entrei na quinta série, sentia saudade da primeira série. Quando eu tinha quinze anos, fiquei pensando em como minha vida era boa na quinta série. Quando terminei o colegial e comecei a trabalhar, fiquei me perguntando porque é que o tempo não parou quando eu tinha quinze anos. Quando comecei a faculdade, pensava em como eram fáceis as provas da escola querendo voltar no tempo. Agora que estou pensando em cursar uma especialização, percebo como sinto falta da galera da faculdade e de tudo o que aprendi com os professores.






Pensando nisso e refletindo por um tempo me senti o próprio Newton, sendo que a maçã foi a minha querida mãe (amo vocês, pai e mãe). - EURECA! O MOMENTO MAIS FELIZ DA MINHA VIDA É AGORA!
Todos os dias o são, quando sabemos aproveitar. Quem me conhece sabe, não sou do tipo aventureira que sai desbravando selvas, conhecendo lugares e pessoas, derrotando gigantes ou pulando de paraquedas; mas sou feliz do meu jeito. Simples, quieta e extremamente feliz! É parte verdade que quem constrói a nossa felicidade somos nós mesmos, isso porque é preciso ter certas atitudes que trarão a tal como consequência. E na boa, dinheiro não traz felicidade (apesar de ajudar bastante e a gente sabe disso), prova disso é a minha casa que não é acostumada à mordomias (TUDO do bom e do melhor) mas é repleta de felicidades e muitas risadas.






Tem mais uma coisa que devemos considerar: somos felizes ou estamos felizes? Sim, porque há uma GRANDE diferença entre os verbos ser e estar (nosso querido "TO BE" da quinta série ao terceiro ano do Ensino Médio). Veja bem: 'Estou feliz QUANDO vejo meus amigos e 'Sou feliz (não precisa de complemento).


Essa verdadeira felicidade, é a que permanece. Não é estado de espírito, nem passageira; é SEMPRE. Sem preconceitos com relação à religiões, mas as pessoas que conheço que SÃO felizes têm algo em comum: a fé.


E a respeito dessa tal de felicidade, resumo minha opinião:


Pode ser um estado de espírito ou uma forma de viver; não depende de desejos humanos mas de saber o que fazer do agora, lembrando que amanhã é uma oportunidade de ser ainda mais feliz do que hoje. A felicidade é uma semente, que se semeia e colhe TODOS OS DIAS! Be Happy, no ser do verbo to be.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"O sujo falando do mal lavado"



Eu aqui, feliz da vida porque o pessoal está ajudando a fazer uma propaganda do Blog da KaMiLa *~*; resolvi falar sobre um tema necessário pra humanidade. Estou há dias tentando formular uma introdução para o post e saiu no seguinte:


Tive um momento na vida que me mudou
Parei de pregar a MINHA verdade absoluta, passei a ouvir
Não mais acusei os erros dos outros, reconhecendo os meus
Comecei a respeitar mais o próximo, amando-o
Foi aquele momento, quando pela primeira vez me olhei no espelho de verdade




Antes de prosseguir, quero lembrar que todo cidadão tem direito à liberdade de opinião. Sendo assim, fiquem à vontade para discordar.


Na teoria uma pessoa que fala pelos cotovelos não tem moral pra chamar qualquer um de falador excessivo, mas acho que isso não é o bastante. Sou adepta do "quem nunca errou que atire a primeira pedra"; seja qual for o defeito do outro, precisamos aceitar e se quisermos ajudar, tem que ser com jeitinho.


É fácil pregar o certo mesmo não praticando; se você prega muito e vive pouco, tem duas opções: parar de falar ou começar a praticar. Não sou muuito de falar, me dou melhor com a palavra escrita (não dita) e isso me ajuda bastante na hora de filtrar o que posso ou não falar.


Vigie-se antes de soltar qualquer lição de moral; afinal ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender.


Daqui pra frente tente fazer o seguinte: pregue o que vive e pare de apontar o dedo pra todo mundo, aponte pra você.






- Eita Kamila, como você está séria hoje!
- Às vezes precisa, meu amigo.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

De atendente para cliente


Povo bonito que mora no meu coração; vamos tentar seguir algumas regras quando usarmos qualquer tipo de call center? Poucos eram os que sabiam, mas sou atendente de telemarketing. Isso mesmo! Sabe aquela pessoa super agradável que te atende quando precisa fazer algum tipo de serviço e não tem TEMPO pra ir até determinado estabelecimento? Ahan... Acredite, pode ser que você já tenha sido atendido por mim.. haha

Faz pouco tempo que estou nessa vida e já percebi algumas dificuldades quando se trata da comunicação entre nós e os clientes; sendo assim, quero fazer uma pequena "contribuição" para aqueles que sabem acham que algum dia precisarão ligar pra algum call center de qualquer empresa. Se você é um cliente frustrado por algum péssimo atendimento, não desista! Pretendo falar também "de cliente para atendente" mais pra frente.

Pra ficar mais DEScomplicado, dividirei por partes:

Parte 1 - Percebendo que só pode resolver pelo telefone

- "Palma, palma. Não priemos cânico!" como diria nosso querido Chapolin. Sabe aquela coisa de ficar nervoso antes de pegar o telefone? Não ajuda você cliente, nem eu atendente;
- Se possível verifique o telefone antes de ligar; de repente pode estar no número errado. Vai um exemplo? Uma vez atendi um cliente com a seguinte pergunta: "Mocinha, quanto tem no meu Visa Vale?" - Detalhe: não trabalho na Visa, na Vale, nem na Visa Vale;
- Se estiver irritado, descarregue sua ira num travesseiro; evite discar com as mãos tremendo de raiva.

Parte 2 - Ligando para a central

- Calmamente digite os números, pra evitar enganos (evitando também um stress a mais);
- Se o telefone pra onde está ligando tiver um atendimento eletrônico, ouça as opções pra não ser direcionado pra uma central incorreta - pense comigo: é mais tempo de espera, pois o assistente atende pra transferi-lo pra outro;
- Tenha paciência com o tempo de espera (se houver).

Parte 3 - Falando com o atendente

- IMPORTANTE: Lembre-se que seu problema não é com a pessoa, mas com a instituição na maioria das vezes;
- Trate-o como gostaria de ser tratado, a menos que perceba a má vontade do assistente (reconheço, acontece);
- Não use palavrões para se expressar, por favor! Isso nos faz ficar irritados ou até com vontade de dar risada (dependendo da ocasião) e nenhum dos dois é permitido nessas circunstâncias;
- Seja objetivo no que quer, sem ser ignorante;
- Se for pra reclamar, separe a empresa da pessoa que está te atendendo.

Parte 4 - Depois de finalizado o contato

- Lembre-se que o SAC (Serviço de Atendimento/Apoio ao Consumidor) está disponível para reclamações, sugestões e elogios;
- Sorria, acabou por enquanto!


De cliente para atendente

Como todo mundo, sou consumidora e cliente também, pode crer que já tive algumas experiências boas - e outras não tão boas assim - com atendimentos de telemarketing; agora é a vez de eu falar o que acho que falta em algumas pessoas na hora de prestar atendimento (tento praticar no dia-a-dia):


- Use o "mute" quando extremamente necessário apenas, parece que desligaram na nossa cara;
- Tenha um "sorriso na voz"; não dói, não mata e ainda consegue melhorar o humor do cliente (ria com os colegas que ficam te imitando, como se você fosse uma radialista.. haha);
- OUÇA o que o cliente tem a dizer, se não entender a solicitação peça pra repetir uma vez; na terceira vez faça uma reafirmação (mesmo que não tenha entendido, funciona). Exemplo: "Então o senhor deseja saber o número do código de barras ..." e o cliente explica "Não, não. Quero saber o valor do boleto apenas";
- Faça o máximo que puder pra resolver a questão o mais rápido possível;
- Se transferir pra outra central, tenha certeza ABSOLUTA que está com o ramal certo;
- Não deixe de explicar ao cliente quais serão os próximos passos para resolução;
- Não use expressões de incerteza (acho que, provavelmente, talvez, etc), isso desespera quem está do outro lado da linha;
- EXCLUA O GERÚNDIO DA SUA VIDA! "Vou estar verificando", "peço que o senhor esteja aguardando", "pode estar indo resolver"... Esta é a minha maior súplica dica. Economize nas palavras: "verificarei", "aguarde", "poderá resolver"...
- E mais uma coisa, se você não trabalha com vontade (que é provado pelo sorriso na voz, empatia, etc), peça as contas.

Sem mousepen!

Noite, galera! o/

Aí vai o primeiro de 2012! Haha...


Eu sei que ela está deformada, eu sei. Mas um dia eu chego lá, não é mesmo? Não pode perder a fé: Usem a imaginação! Kkkk



Hoje tentei desenhar sem o mousepen; direto no mousepad do notebook, que seria mais ou menos assim:
Até que não ficou tãããão ruim, considerando a dificuldade que é... Continuo preferindo fazer à mão, mas desenhando direto no pc, é bem mais fácil colorir a coisa toda... xD

E não é? - É sim! Pelo menos é o que eu acho.