sábado, 28 de janeiro de 2012

Falhas na comunicação...

Por favor leia a história; ela é importante!

Vamos lá que esse é um tema que há muito tempo penso em comentar.


Entendo que uma mensagem tem no mínimo três versões: de quem fala, de quem ouve e a realidade. Sim, porque as diversas "visões" que as pessoas têm do mundo as ajuda a compreender as situações de formas diferentes.


Tentei classificar alguns tipos de "falhas na comunicação", conforme abaixo:


1. "Mamãe, eu tenho um problema com bebidas"
Quando eu li a história que introduziu esta postagem, achei-a brilhante por abordar um problema que quase todo mundo tem: FALAR SEM CONHECER TODOS OS FATOS. Você conhece alguém que vive cheio de teorias de conspiração? Alguém que ouve meia frase e acha que sabe toda a história? Alguém que pega o bonde andando e quer sentar na janelinha pra dar tchauzinho? - Temos que aprender que o mundo não gira ao nosso redor (SURPRESA!) e ninguém, veja bem: nenhum ser HUMANO é dono de toda a verdade. Então tente estudar muito bem o território antes de pisá-lo. Aí você me diz: "Kamila, isso não é uma falha na comunicação; é precipitação para falar apenas". Permita-me complementar com um exemplo (sim, eu gosto de dar exemplos porque facilitam a compreensão e até a organização das idéias - qualquer dia eu exemplifico isso... haha): 
A mensagem real: Urine dentro do vaso apenas.
A mensagem dita pela remetente: "Favor urinar sentado"
A mensagem compreendida pelo destinatário: Urine em qualquer lugar, desde que seja sentado.


As informações que ambos precisariam entender para evitar essa falha na comunicação:
- Mulheres não gostam de vasos sanitários com assento molhado;
- Existem vários possíveis lugares para se sentar no banheiro (como o chão, por exemplo);
- Ele é o tipo de homem que leva tudo ao pé da letra;
- Ela é o tipo de mulher que não sabe FALAR.


2. Ritmo de compreensão
É verdade, cada um tem um ritmo pra entender o que se passa. Isso pode depender da sua cultura, educação, temperamento e outras coisas. Pode ser que você seja uma pessoa acelerada, que pensa e processa cinco milhões de informações ao mesmo tempo; eu não. Eu penso e processo uma coisa de cada vez, talvez três. As pessoas, no geral, tem o costume de FALAR NA SUA VELOCIDADE, esquecendo-se que o próximo tem, na maioria das vezes, um ritmo diferente:
A mensagem real: Posicione o mouse no mouse pad, o mouse é a "seta" e o mouse pad é a tela. Assim você consegue movimentar o mouse de modo que a seta vai onde você precisar; quando precisar "apertar o botão" da tela, clique.
A mensagem dita pelo remetente: Põe o mouse no canto superior e clica!
A mensagem compreendida pelo destinatário: Põe o mouse no canto superior e clica!


O remetente tem uma velocidade rápida, até por conhecer a ação orientada. O destinatário, por sua vez, demora mais pra compreender, tendo em vista que não está habituado à atividade em si.


3. Pensar no que diz e não no que compreendem
Temos que analisar se a forma como nos expressamos é clara o suficiente para nosso destinatário compreender. Assim é necessário estudar nosso público e a linguagem que o mesmo utiliza:
A mensagem real: "Pai, já tenho idade suficiente pra aprender a administrar o dinheiro que você pode aplicar no meu bolso por ajudar em casa"
A mensagem dita pelo remetente: "Pai, não tá na hora d'eu começar a ganhar mesada?"
A mensagem compreendida pelo destinatário: "Pai, blablabla mesada?"


Claro que o exemplo é exagerado, mas... O filho tinha a mensagem de querer receber dinheiro mensal; o pai não sabe o que é "mesada" e aparentemente não sabe perguntar; o filho não considerou a possibilidade de o pai levar o que disse ao pé da letra.




São muitas as causas de falha na comunicação, fica difícil listá-las. A ideia é fazer com que todos paremos um pouco pra pensar na forma como nos comunicamos com nossos amigos, parentes e colegas.


Para evitar falhas na comunicação: Filtre o que realmente é necessário e construtivo, estude o assunto, analise o público, seja claro e exemplifique!




Nem preciso comentar que a parte de exemplificar é a minha favorita, né... Quero aproveitar este post para agradecer a você, leitor; por aguentar firme essa jornada e aproveito para pedir que continue acompanhando o blog da KaMiLa! Acredite: cada visualização é importante para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário